Milton Nascimento é diagnosticado com demência, revela filho

 Foto: Reprodução/Divulgação

O cantor e compositor Milton Nascimento, de 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy, uma das formas mais comuns da doença. A informação foi revelada por seu filho, Augusto Nascimento, em entrevista publicada nesta quinta-feira (2) pela revista Piauí.

Segundo Augusto, os primeiros sinais apareceram quando percebeu o pai com dificuldade de memória, olhar fixo e repetição de histórias em curtos intervalos. A situação gerou preocupação e levou a uma consulta com o clínico geral Weverton Siqueira, médico que acompanha Milton há cerca de dez anos. Após uma bateria de exames em abril, veio a confirmação do diagnóstico.

Antes da conclusão, pai e filho decidiram fazer uma viagem de motorhome pelos Estados Unidos. “Milton falou para todos como se tivesse sido a melhor coisa da vida dele”, contou Augusto. O médico chegou a afirmar que aquele era o momento certo para realizar a experiência.

A demência por corpos de Lewy provoca a morte de células nervosas no cérebro, com sintomas semelhantes aos do Alzheimer e do Parkinson. Inicialmente, o diagnóstico de Milton havia sido confundido com Parkinson.

Ícone da música brasileira, Milton Nascimento se despediu dos palcos em 2022, com a turnê A Última Sessão de Música. Mesmo após a aposentadoria, seguiu ativo em colaborações musicais, incluindo um álbum com a cantora Esperanza Spalding. Em 2024, foi homenageado pela Portela no Carnaval do Rio de Janeiro, com o enredo “Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol”.

Deu na CNN

Deixe um comentário

Rolar para cima