O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) recomendou a utilização de uma nova área para a construção do Parque Linear, obra da Prefeitura do Natal. O local está localizado às margens da Avenida Engenheiro Roberto Freire.
A sugestão do instituto prevê a criação de um espaço de lazer público semelhante ao Bosque dos Namorados, com 15,79 hectares. O perímetro é maior do que prevê o projeto da gestão municipal, o qual possui uma área aproximada de 10 hectares. Porém, não possui a característica alongada.
O Conselho Gestor do Idema se posicionou contra o projeto do Parque Linear nos moldes da Prefeitura, ao alegar que este é incompatível com o Plano de Manejo obrigações legais que compreende um unidade de Conservação de proteção integral.
- O plano de manejo é um documento técnico que estabelece o zoneamento, as normas de uso e o manejo dos recursos naturais e as estruturas físicas necessárias para gerir uma Unidade de Conservação (UC) de forma eficiente, para garantir o desenvolvimento sustentável.
Repercussão
Os entraves que envolvem a construção do Parque Linear foram tema de discussão na Câmara de Natal. Para o vereador Léo Souza (Republicanos), “forças do mal” agem para impedir a obra.
“Na data de hoje, as forças do mal se unem para mudar o plano de manejo e impedir o crescimento do parque linear, o surgimento do parque linear em Natal”, disse o parlamentar.
Já a vereadora Samanda Alves (PT) criticou a implementação do Parque, apontando para a ausência de um projeto concreto.
“Essa discussão sobre o Parque Linear sequer existe projeto. É um anúncio. E aí vem tentar, mais uma vez, discutir, colocar opinião pública contra os fatos verdadeiros.Como é que o IDEMA vai analisar algo se não existe projeto?”, disse.
Deu no Portal da 98