Foto: SMS/Secom
A campanha de vacinação antirrábica 2025 já imunizou 77 mil animais, entre cães e gatos, em Natal. A ação é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), vinculada ao Departamento de Vigilância em Saúde (DVS). O número corresponde a 86% da meta municipal, que prevê vacinar 89.600 animais — o equivalente a 80% da população estimada de 112 mil, percentual estabelecido pelo Ministério da Saúde como referência nacional.
Do total registrado até o momento, 45.031 cães e 31.969 gatos já foram vacinados. A maior parte das doses foi aplicada na modalidade casa a casa, responsável por 68.074 imunizações (38.959 cães e 29.115 gatos). Nos postos fixos, foram vacinados 8.926 animais (6.072 cães e 2.854 gatos).
O prefeito de Natal, Paulinho Freire, destacou que a Campanha de Vacinação Antirrábica é um esforço conjunto que demonstra o compromisso da Prefeitura em cuidar da cidade de forma integrada. “Essa ação mobiliza profissionais de várias áreas e aproxima a gestão da população. Nosso objetivo é garantir que cada bairro seja alcançado, para que nenhum animal fique sem proteção. Quando a comunidade participa, conseguimos fortalecer a saúde pública e construir uma Natal mais segura para todos. Por isso, convido cada morador que ainda não levou seu cão ou gato para vacinar a procurar um dos pontos de vacinação. Essa é uma atitude simples, mas que faz toda a diferença para a saúde de todos nós”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho, destacou que o esforço envolve diferentes estratégias para ampliar o alcance da campanha. “Estamos utilizando diversas estratégias, como vacinação porta a porta, agendamento de ações em condomínios e um posto fixo em cada um dos cinco distritos sanitários, tudo isso para garantir o maior número de animais protegidos. No próximo sábado, 27 de setembro, vamos realizar o Dia D, quando teremos pontos de vacinação distribuídos em todas as regiões da cidade. Então, convidamos toda a população para procurar um dos locais, proteger seu pet e evitar essa doença que pode ser letal”, afirmou.
Podem receber a vacina antirrábica todos os cães e gatos com idade a partir de três meses, desde que ainda não tenham sido imunizados em 2025 e não estejam em uso de medicamentos nos últimos 30 dias. A aplicação é gratuita e continua sendo a maneira mais segura e eficaz de proteger contra a raiva, doença infecciosa grave cuja letalidade se aproxima de 100%.
A transmissão da raiva ocorre, na maioria das vezes, pelo contato com a saliva de animais doentes, especialmente por meio de mordidas. No entanto, também pode acontecer através de arranhões ou quando a saliva contaminada entra em contato com feridas ou mucosas.
O chefe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), Luciano Pereira da Silva, ressaltou que a Campanha de Vacinação Antirrábica em Natal é essencial não apenas para a saúde dos animais, mas também para a proteção da população. Segundo ele, vacinar os pets é um ato de amor e responsabilidade, que se estende para além dos lares e alcança toda a comunidade. “Além de proteger o animal, você protege sua família, seus vizinhos e toda a comunidade. É muito importante a participação de todos para atingirmos nossa meta e mantermos Natal livre da raiva”, destacou.
A campanha faz parte de uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Saúde. Em Natal, além das visitas domiciliares, os postos fixos seguem funcionando semanalmente até o final de setembro.
Campanha segue até 30 de setembro com Dia D no dia 27
Iniciada em agosto, a campanha segue até 30 de setembro, em sintonia com o Dia Mundial da Raiva, celebrado no dia 28, e contará com o Dia D no próximo sábado, 27 de setembro, quando serão montados mais de 90 pontos de vacinação em todas as regiões da cidade. A abertura oficial do Dia D de vacinação será realizada na UBS Candelária, às 8h.
Confira os locais de vacinação deste sábado: https://encurtador.com.br/eGZ53