Homem é condenado por tentar assassinar Trump e pode pegar prisão perpétua

Foto: Efrem Lukatsky/AP Photo

O homem que foi encontrado armado perto de um campo de golfe de Donald Trump, nos Estados Unidos, no ano passado, foi condenado por tentativa de assassinato nesta terça-feira (23). Ryan Routh, de 59 anos, pode enfrentar uma pena máxima de prisão perpétua.

Após a condenação, Routh tentou esfaquear o próprio pescoço com uma caneta, mas foi contido rapidamente por agentes de segurança e retirado do tribunal, informou a agência Associated Press (AP).

Um júri concluiu que o homem pretendia matar Trump, então ex-presidente dos EUA e candidato republicano à Presidência, quando apontou um rifle através de uma cerca enquanto Trump jogava golfe no Trump International Golf Club, em West Palm Beach, na Flórida.

Routh fugiu sem disparar após um agente do Serviço Secreto, que fazia a segurança do campo de golfe, perceber Routh e atirar contra ele, segundo testemunhas no julgamento.

“Esse plano foi cuidadosamente elaborado e era mortalmente sério”, disse o promotor John Shipley na abertura do julgamento, acrescentando que, sem a intervenção do agente do Serviço Secreto, “Donald Trump não estaria vivo”.

O julgamento no tribunal federal de Fort Pierce, na Flórida, ocorreu após o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk, que novamente colocou o aumento da violência política nos EUA no centro da discussão nacional. Trump foi alvo de duas tentativas de assassinato, incluindo uma que o feriu na orelha, durante sua campanha presidencial de 2024 que o levou de volta à Casa Branca.

Deu no G1

Deixe um comentário

Rolar para cima