“Há relatos de pessoas que não comem há dois dias”: atrasos na alimentação motivam protesto em hospitais no RN

FOTO: SINDSAUDE

Profissionais da saúde realizam nesta segunda-feira (22) um protesto em frente ao Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, para denunciar atrasos no pagamento de salários e de auxílio-alimentação de trabalhadores terceirizados. Segundo o Sindsaúde/RN, parte dos funcionários ainda não recebeu o salário referente ao mês de agosto e o auxílio-alimentação está atrasado há cerca de cinco meses.

A paralisação afeta diretamente pacientes, acompanhantes e plantonistas, segundo a entidade. Em alguns hospitais do estado, a suspensão das refeições já se prolonga por dias: o Hospital Giselda Trigueiro e o Hospital de São José de Mipibu estão sem alimentação desde 15 de setembro; o Walfredo Gurgel, desde 16, e o Hospital Santa Catarina, desde 18 de setembro.

De acordo com relatos de acompanhantes de pacientes, muitos vindos do interior, a falta de alimentação tem causado dificuldades. Há registros de pessoas que não se alimentaram por dois dias e de famílias que precisaram dividir uma única refeição entre três pessoas.

O Sindsaúde/RN informou que a paralisação dos terceirizados se soma a uma redução de escala de trabalho já aprovada pelos servidores estaduais da saúde. A entidade destacou a importância da cobertura da imprensa para pressionar por soluções que garantam a continuidade do serviço e o atendimento adequado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Deu no Portal da Tropical

Deixe um comentário

Rolar para cima