O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Congresso Nacional, divulgou um vídeo confirmando que pediu o afastamento do historiador e escritor Eduardo Bueno, conhecido como “Peninha”, do Conselho Editorial do Senado. Peninha causou polêmica ao celebrar a morte do ativista pró-Donald Trump, Charlie Kirk.
Após o pedido, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), confirmou nesta quarta-feira (17/9), que o historiador foi afastado.
Alcolumbre disse que quando tomou conhecimento do vídeo em que Bueno diz que “é sempre triste um ativista morrer pelas suas ideias, exceto Charlie Kirk”, pediu que o presidente do Conselho, o senador e líder do Governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), demitisse o conselheiro.
“Um absurdo aquele vídeo. Liguei para o presidente do Conselho Editorial, senador Randolfe Rodrigues, e disse: ‘Vídeo de retratação não vai resolver. Procure esse rapaz que você contratou e demita-o’. Se ele não fosse demitido, eu o faria amanhã. Ele já afastou esse servidor, e não precisou que esta Presidência o afastasse”, declarou.
Deu no Portal 96 FM