O Ministério de Portos e Aeroportos anunciou a publicação do edital de licitação para a elaboração de projeto e construção de itens de segurança da Ponte Newton Navarro. A obra tem orçamento de quase R$ 50 milhões, e segundo o Governo do Rio Grande do Norte, permitirá a operação do Porto de Natal 24 horas por dia.
O projeto prevê a construção de dolfins de proteção nos pilares da Ponte Newton Navarro, também conhecidos como defensas, uma intervenção estratégica que garantirá mais segurança à navegação e possibilitará o acesso de navios maiores ao terminal portuário.
O cadastramento das propostas começou nessa terça-feira (16), com abertura e início dos lances previstos para 17 de novembro deste ano, no portal de licitações (Processo Licitatório nº 186/2025).
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, ressaltou o impacto da obra para a logística e o desenvolvimento do estado. “Agora vai ser navio o dia inteiro chegando no porto. Acabou o limite de 12 horas por dia. É mais segurança no transporte marítimo. É mais desenvolvimento econômico. É um Rio Grande do Norte cada vez mais promissor”, completou a governadora.
O anúncio foi feito pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ao lado do presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Paulo Henrique Macedo. O ministro destacou o impacto do investimento para a economia potiguar.
“Essas defensas serão muito estratégicas, com investimentos de quase 50 milhões de reais, que vão ajudar na navegabilidade e, mais do que isso, vão fazer com que a gente tenha a ampliação das operações de navios e navios maiores, movimentando nosso porto, gerando emprego, gerando renda e movimentando a economia”, afirmou Costa Filho.
Deu no Portal da 98