As ruas e os prédios do bairro da Ribeira, em Natal, preservam parte da história da cidade e chamam atenção pela arquitetura que remete a outras épocas. Uma vistoria realizada neste sábado (13) constatou que muitos imóveis não recebem a manutenção necessária para resistir ao tempo.
Antigos casarões e imóveis que por muito tempo formaram o principal centro de comércio da capital foram alvo da ação conjunta do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), da Defesa Civil de Natal e de outras entidades de fiscalização e segurança.
Somente na Ribeira, mais de 60 prédios já estão interditados, segundo levantamento da Defesa Civil. O bairro histórico concentra o maior número de construções que oferecem risco à segurança. Um relatório completo será elaborado com as informações coletadas nesta vistoria.
A situação da Ribeira preocupa, mas não se restringe ao bairro. Neste ano, pelo menos três casos de desabamento parcial de prédios chamaram a atenção em Natal.
Em 5 de junho, na Rua Alberto Silva, na Zona Leste, Damião Bezerra de Oliveira morreu após a marquise de um prédio em obras cair sobre ele enquanto caminhava pela calçada. No mesmo mês, três crianças ficaram feridas depois que a fachada de uma capotaria se soltou em Dix-Sept Rosado, na Zona Oeste. Ainda em junho, a marquise de uma padaria desabou no bairro Cidade da Esperança, também na Zona Oeste, mas não houve feridos.
Com informações do G1 RN