Depois de 51 anos na Globo, a atriz Nívea Maria teve seu contrato encerrado pela emissora carioca. No canal desde 1971, a atriz não fará mais parte do elenco fixo da empresa. Este é um movimento de reformulação que tem sido visto nos últimos meses com outros artistas que passam a trabalhar apenas por obras. A informação foi antecipada pela colunista Patricia Kogut, de O Globo.
Segundo a veterana, é “um misto de dever cumprido e saudades. Foram muitas experiências extraordinárias. Agora, aos 75, estou pronta e preparada para voar”, afirmou. O primeiro papel da artista na televisão foi em A Outra Face de Anita, que foi ao ar pela extinta TV Excelsior, de São Paulo, em 1964.
São quase sessenta anos de carreira e um extenso currículo em novelas, a atriz esteve presente em grandes papéis como Dona Mocinha, em Sol Nascente (2016), Beatriz, em Anos Dourados (1986), Zilda, em Brega & Chique (1987), Alicia, em Explode Coração (1995), Edna Albieri, em O Clone (2001), e muitos outros. O último papel foi em A Dona do Pedaço como Evelina, a mãe de Maria da Paz, personagem de Juliana Paes.
Segundo o site TV Pop, a artista estava nos Estados Unidos para comemorar o aniversário que foi no início do mês e voltou ao Brasil na terça-feira 15. Em uma entrevista ao Gshow, Nívea Maria relatou que a atuação estava sendo uma salvação. “Eu continuo lutando para ser uma representante da cultura enquanto mulher e cidadã, e me deixa muito feliz saber que estou nesta linha de frente. É uma grande responsabilidade, uma missão. E poder cumpri-la faz com que eu me sinta privilegiada”, disse ela.