Áudios do deputado estadual paulista, o antibolsonarista Arthur do Val (PODEMOS) estão circulando em grupos de WhatsApp e revelam uma face preconceituosa e infantil do parlamentar.
Conhecido como “Mamãe Falei”, o deputado aparece fazendo comentários machistas sobre as mulheres que fogem da guerra na Ucrânia e atribuindo uma suposta ”facilidade” das mulheres à pobreza.
“Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”, afirma Arthur em um dos áudios.
“Só vou falar uma coisa para vocês: acabei de cruzar a fronteia a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de ‘mina’ bonita. A fila das refugiadas… Imagina uma fila sei lá, de 200 metros, só deusa. Sem noção, inacreditável, fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui”, declarou o deputado que é ligado a Sergio Moro e a Kim Kataguiri, que recentemente defendeu a existência de partidos nazistas.
A exploração político-eleitoral que o deputado vem fazendo da tragédia humanitária da guerra da Ucrânia já vinha sendo objeto de críticas. Mas, ao que parece, a intenção de Arthur do Val é explorar a situação trágica das mulheres ucranianas para outras finalidades também.
Escute o áudio :