Foto: Reprodução/Instagram/@janjalula
A primeira-dama Janja Lula da Silva causou um momento constrangedor durante o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o líder chinês Xi Jinping, nesta terça-feira (13), ao pedir a palavra para criticar o TikTok, rede social chinesa de vídeos curtos.
De acordo com relatos de integrantes da comitiva brasileira, Janja afirmou que o TikTok representa um desafio em meio ao avanço da direita no Brasil, alegando que o algoritmo da rede favoreceria esse espectro político.
Segundo o G1, o próprio presidente Xi Jinping respondeu que o Brasil tem soberania para regulamentar ou até banir a plataforma, se assim desejar.
No entanto, a atitude da primeira-dama teria causado desconforto. A primeira-dama chinesa, Peng Liyuan, também teria se incomodado com a intervenção, vista como inadequada e desrespeitosa em relação ao presidente Xi Jinping.
O encontro não havia falas previstas, um ministro afirmou que ninguém entendeu “nem o tema nem o pedido”
Membros da delegação brasileira classificaram o episódio como um ponto negativo em uma viagem que vinha sendo considerada positiva para as relações bilaterais.
Deu no Diário do poder