Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino | Brendan McDermid/Reuters Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Bruno Peres/Agência Brasil
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve enfrentar uma nova investida da oposição ao longo desta semana no Congresso Nacional. Quatro ministros são esperados em comissões da Casa.
O ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) foi convocado para participar de sessão da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (Creden). Por se tratar de uma convocação, ele será obrigado a participar.
A situação é a mesma da ministra Marina Silva (Meio Ambiente), que foi convocada para sessão da Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Outros dois ministros foram convidados para colegiados da Casa: Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) na Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Luiz Marinho (Trabalho) na Comissão de Trabalho.
A participação dos ministros ocorre em meio a um desgaste do governo Lula, semanas após a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) revelarem um esquema de fraudes de aproximadamente R$ 6 bilhões no Instituto Nacional do Seguro Social.
Carlos Lupi (PDT), ex-ministro da Previdência Social, era esperado na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara na terça-feira (6).
No entanto, ele pediu demissão na última sexta-feira (2) e não será mais obrigado a participar da sessão.
Deu na CNN.