A galeria de fotos dos ex-presidentes da República, no salão principal do Palácio do Planalto, apresenta erros em nomes e datas de nascimento de ex-chefes do Executivo. Também há imprecisões históricas, como o ano de nascimento de João Goulart.
As placas com informações ficam abaixo das imagens — todas em preto e branco, exceto a do presidente em exercício. A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) informou que as falhas ocorreram por erro de digitação.Os erros foram identificados pela Folha de SPaulo. O jornal usou dados do Arquivo Nacional e de sites oficiais para comparação.
A galeria passou por restauração em 2024, sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Em visita ao local, o presidente defendeu que o espaço traga mais informações históricas. A primeira-dama, Janja, disse que cada foto terá um QR code, mas ainda não há previsão para a medida.
Os erros na galeria de ex-presidentes
Entre as imprecisões, está a data de nascimento de Getúlio Vargas, listada como 1883. O Arquivo Nacional registra 1882. No caso de Fernando Collor, o nome do meio, “Affonso”, aparece com um “f” na galeria, em vez de dois.
O ano de nascimento de João Goulart aparece como 1918, o que reflete uma controvérsia histórica. De acordo com o Instituto João Goulart, ele nasceu em 1919, mas obteve certidão com data anterior para entrar na faculdade.
O quadro de Dilma Rousseff traz erro no nome do meio, escrito como “Vanna” em vez de “Vana”. Costa e Silva aparece com ano de nascimento incorreto: 1902, e não 1899, como indica o Arquivo Nacional.
Outras falhas incluem: Afonso Pena com dois “f”, Artur Bernardes grafado com “h” e a data de nascimento de Campos Salles registrada como 15 de fevereiro de 1841, em vez de 13. Hermes da Fonseca também tem a data errada: nasceu em 12 de maio de 1855, e não em 9 de maio.
Com informações de Revista Oeste