O deputado federal Robinson Faria (PL-RN) anunciou que vai assinar o requerimento que pede urgência na análise do projeto de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. A informação foi confirmada nesta terça-feira (15) pelo próprio parlamentar, em contato com a reportagem da 98 FM.
Com isso, chegou a 5 o número de parlamentares potiguares apoiando o projeto. Antes de Robinson, já haviam assinado o texto os seguintes deputados: Benes Leocádio (União), Carla Dickson (União), General Girão (PL) e Sargento Gonçalves (PL).
Da bancada potiguar, portanto, apenas três deputados não assinaram o texto até agora: Fernando Mineiro (PT), João Maia (PP) e Natália Bonavides (PT).
Requerimento protocolado
Nesta segunda-feira (14), a oposição protocolou o pedido de urgência para o projeto da anistia. Se aprovado, o instrumento permite que o texto seja votado diretamente no plenário, sem passar pelas comissões.
Quando protocolado, o requerimento contava com 262 assinaturas, o que significa que a urgência tem mais apoio que o necessário (o mínimo são 257 assinaturas). Com a assinatura de Robinson Faria, o número chega a 263.
Apesar do número de assinaturas, é o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que decide pautar ou não a votação do requerimento. Por conta do feriado da Páscoa, a Câmara funciona nesta semana de forma remota, sem a obrigação de os deputados comparecerem presencialmente em Brasília. O próprio presidente da Casa está fora do País e só deve voltar a Brasília no próximo dia 22.
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), trabalha com o cenário que o assunto seja tema da próxima reunião de líderes da Câmara, que está prevista para o dia 24.