Thabatta Pimenta anuncia ação na Justiça e no MP contra deputado Gonçalves por transfobia

FOTO: DIVULGAÇÃO

A vereadora de Natal Thabatta Pimenta (Psol) anunciou que ingressou na Justiça com uma ação contra o deputado federal Sargento Gonçalves (PL). Ela acusa o deputado de transfobia e pede indenização por danos morais.

Durante sessão na Câmara dos Deputados na última quarta-feira (9), Gonçalves se referiu à vereadora natalense com um pronome masculino. Thabatta é a primeira mulher trans a ser eleita parlamentar em Natal. Além disso, o deputado repetiu no plenário da Câmara a frase “o choro é livre”, dita contra Thabatta pelo vereador Subtenente Eliabe (PL), durante debates sobre um projeto para concessão de título de Cidadão Natalense para o ex-presidente.

Além da representação na Justiça, Thabatta protocolou uma ação no Ministério Público cobrando investigação sobre o assunto. E também registrou boletim de ocorrência na Delegacia Especializada de Combate a Crimes de Racismo, Intolerância e Discriminação (Decrid).

“O deputado se atreveu a se referir a minha pessoa usando pronomes masculinos, em um total desrespeito à minha identidade de gênero”, afirmou Thabatta. “O comportamento do deputado demonstrou um desprezo alarmante pelo respeito e pela dignidade, incitando ainda mais o ódio entre seus seguidores. Espero que o Ministério Público haja rapidamente, pois a impunidade neste caso pode perpetuar a banalização da dor alheia e a desumanização daquelas pessoas que buscam uma representação justa e igualitária”, afirmou a vereadora.

Ela complementou que “o que se espera é uma resposta firme do sistema Judiciário, para que todos saibam que o ódio e a discriminação não têm lugar em uma democracia”.

Sobre a frase “o choro é livre”, ela escreveu: “Além de dar continuidade ao discurso do vereador Eliabe que debochou da minha fala em nome das vítimas da Covid“.

Deu no Portal 98 FM

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades