Natal alcança menor índice de homicídios e crimes violentos entre capitais do Nordeste em 2024

Foto: Reprodução

Natal foi a capital do Nordeste com os menores índices de homicídios e crimes violentos em 2024. No ano passado, a capital do Rio Grande do Norte teve uma taxa de 10,82 homicídios por 100 mil habitantes, a menor entre as nove capitais da região.

Recife (PE), a capital com o maior índice na região, registrou 37,03 homicídios por 100 mil habitantes. Logo após Natal, as cidades com melhores índices foram São Luís (MA), com 15,72 homicídios, Aracaju (SE) com 17,65 homicídios, e João Pessoa (PB) com 22,28 homicídios.

Os números constam do Sistema Nacional de Indicadores da Segurança Pública 2024, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Em relação aos crimes violentos letais intencionais (além de homicídios, inclui latrocínios, lesão corporal seguida de morte e feminicídios, etc), Natal também ocupa a liderança, com a menor taxa da região, 12,86%, enquanto Recife apresenta o maior índice, com 39,18%. As capitais com os menores índices após Natal foram São Luís (MA) com 17,46%, Aracaju (SE) com 18,76%, e João Pessoa (PB) com 23,74%.

Fortalecimento da atuação integrada entre forças de segurança

O estudo do MJSP destaca o fortalecimento do Rio Grande do Norte entre as forças de segurança estaduais e federais, com ênfase em operações conjuntas, como o programa Nordeste Seguro, que tem intensificado a presença da Polícia Federal em estados com maiores índices de criminalidade.

Segundo o sistema nacional, o aumento do policiamento nas ruas, o uso de tecnologias de monitoramento e sistemas de inteligência têm contribuído para a redução de crimes violentos em todo o Estado.

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades