O ex-príncipe Andrew Mountbatten-Windsor foi preso nesta quinta-feira (19) pela polícia do Reino Unido, após revelações da suas ligações com o criminoso sexual americano Jeffrey Epstein, informou a BBC. Irmão do Rei Charles III, Andrew já havia sido destituído dos títulos reais em outubro do ano passado.
A polícia do Vale do Tâmisa, responsável por áreas ao oeste de Londres, onde Andrew residia, não revelou o nome do preso, mas informou que um homem foi preso por suspeita de má conduta no exercício do cargo público.
A prisão de Andrew ocorre alguns dias após a polícia britânica ter aberto investigação para apurar se o ex-príncipe enviou relatórios confidenciais a Jeffrey Epstein enquanto servia como representante especial do Reino Unido para o Comércio Internacional.
A investigação foi aberta após a divulgação pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos de milhões de arquivos das investigações sobre o financista e criminoso sexual Jeffrey Epstein. Andrew é figura carimbada nos arquivos e aparece até em imagens que também foram divulgadas.
Segundo a rede de notícias BBC, caso Andrew seja considerado culpado de má conduta no exercício de cargo público, ele poderia ser condenado até à prisão perpétua.
Palavra do Rei
O Rei Charles III divulgou nota oficial após a prisão do irmão:
“Recebi com a mais profunda preocupação as notícias sobre Andrew Mountbatten-Windsor e a suspeita de conduta imprópria em cargo público.
O que se segue agora é o processo completo, justo e adequado pelo qual essa questão será investigada da maneira apropriada e pelas autoridades competentes.
Nisso, como já declarei anteriormente, eles contam com nosso total e irrestrito apoio e cooperação. Deixo claro: a lei deve seguir seu curso.
Enquanto esse processo prossegue, não seria correto que eu comente mais sobre o assunto. Enquanto isso, minha família e eu continuaremos cumprindo nosso dever e serviço a todos vocês.
Charles R.”
Deu no Diário do Poder




