O Brasil alcançou neste sábado (14) sua primeira medalha de ouro na história dos Jogos Olímpicos de Inverno. O responsável pelo feito foi Lucas Pinheiro Braathen, que venceu a prova do slalom gigante em Jogos Olímpicos de Inverno de 2026.
Aos 25 anos, o esquiador somou 2min25s no tempo agregado das duas descidas, garantindo o lugar mais alto do pódio. Na segunda bateria, registrou 1min11s08, desempenho decisivo para assegurar a vitória.
Já na primeira descida, Braathen havia demonstrado vantagem ao ser o único competidor a completar o percurso abaixo de 1min14s, com o tempo de 1min13s92 — 0s95 à frente do então principal adversário, Marco Odermatt.
O pódio foi completado pelos suíços: Odermatt terminou com o total de 2min25s58, ficando com a prata, enquanto Loic Meillard conquistou o bronze ao marcar 2min26s17.
Marco histórico para o país
Até então, o melhor resultado brasileiro em Olimpíadas de Inverno havia sido o 9º lugar de Isabel Clark no snowboard cross, nos Jogos de Jogos Olímpicos de Inverno de 2006.
Com a conquista deste sábado, o país escreve um novo capítulo no esporte de inverno.
Braathen ainda terá a chance de ampliar o feito. O atleta volta às pistas na segunda-feira (16), quando disputará a prova do slalom, a partir das 6h (horário de Brasília).
Com informações da CNN Brasil




