Os números da pesquisa Real Time Big Data divulgados nessa segunda-feira (9) até indicam a liderança do presidente Lula (PT) na corrida presidencial, mas expõem 53% dos brasileiros discordando de que o petista fará um governo melhor, se for reeleito em outubro. Estes eleitores ainda discordam que Lula tenha herdado problemas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e estaria “arrumando a casa” no atual governo. Apenas 38% concordam.
A pesquisa registra que 60% dos eleitores discordam que o Brasil está no caminho certo, no atual momento. Tal afirmação sobre o rumo correto tem a concordância de apenas 38% dos entrevistados. Entre os eleitores de Lula, a concordância atinge 83%. E a discordância varia entre 69% e 96% entre os eleitores de pré-candidatos da oposição.
Outra conclusão relevante foi de que, para 74%, a vida do brasileiro não melhorou, mesmo após dez anos com quatro presidentes diferentes: Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB), Bolsonaro e Lula. Somente 23% discordaram, sinalizando melhoras.
A Real Time Big Data também mostrou que 51% discordam que Jair Bolsonaro foi o melhor presidente que Lula e não pôde fazer mais por causa da pandemia e de um sistema que não o deixava governar. Outros 48% concordaram com a afirmação de que o antecessor do petista governou melhor.
A afirmação de que o Brasil precisa superar a polarização entre Lula e Bolsonaro obteve apoio de 55% dos brasileitos ouvidos pela pesquisa; e a discordância de 41%.
Liderança petista
No campo eleitoral, Lula lidera em todos os três cenários da pesquisa, variando entre 39% e 40% das intenções de votos. E tem como segundo colocado o senador Flávio Bolsonaro (PL), com a preferência dos eleitores entre 30% e 32%.
O terceiro colocado variou entre os três governadores pré-candidatos do PSD, sendo o gestor paranaense Ratinho Júnior o mais competitivo, com 10%; o chefe do governo goiano Ronaldo Caiado, com 6%; e governador gaúcho Eduardo Leite, com 5%, em cada um dos cenários.
O levantamento pago pelo próprio instituto foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-06428/2026. A Real Time Big Data entrevistou presencialmente 2.000 eleitores em todo o Brasil, entre os dias 6 e 7 de fevereiro. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. E atinge intervalo de confiança de 95%.
Deu no Diário do Poder




