Foto: Redes sociais/Fars news agency
Uma explosão atingiu a cidade portuária de Bandar Abbas, no sul do Irã, neste sábado (30), em meio à escalada de tensões com os Estados Unidos. Segundo a imprensa estatal, equipes de resgate e bombeiros foram acionadas e as causas ainda estão sob investigação.
A explosão destruiu dois andares de um prédio de oito pavimentos, além de veículos e lojas próximas. De acordo com a agência oficial IRNA, pelo menos uma pessoa morreu e outras 14 ficaram feridas, de acordo com as primeiras informações.
O episódio ocorre após o envio de navios de guerra dos EUA ao Golfo Pérsico e a decisão de Teerã de colocar suas Forças Armadas em “alerta máximo”. O governo iraniano afirmou que está pronto para reagir a qualquer ataque e alertou que bases americanas na região estão ao alcance de seus mísseis.
O Irã também voltou a ameaçar o bloqueio do Estreito de Ormuz, rota estratégica para o comércio global de petróleo. A tensão já impacta o mercado, com os preços do barril alcançando os maiores níveis em quatro meses.
As ameaças ocorrem em meio à pressão do presidente dos EUA, Donald Trump, por um novo acordo nuclear. Washington disse esperar uma negociação, enquanto Teerã mantém um discurso de confronto.




