Sobe para 78 o número de manifestantes mortos no Irã; 2.600 foram presos

Foto: Reprodução

O grupo iraniano de direitos humanos HRANA, sediado nos Estados Unidos, estimou no sábado que pelo menos 78 manifestantes foram mortos nos últimos 14 dias em conexão com as atuais manifestações contra o governo no Irã.

A HRANA afirmou em um comunicado que, no total, pelo menos 116 pessoas morreram nos protestos, incluindo 38 integrantes das forças de segurança.

Segundo a HRANA, ao menos sete dos manifestantes mortos tinham menos de 18 anos. O grupo também informou que pelo menos 2.638 pessoas foram presas.

“Com base em dados consolidados até o fim do décimo quarto dia, 574 locais de protesto foram identificados em 185 cidades, abrangendo todas as 31 províncias do país”, informou o grupo. O número de locais é cumulativo, contando desde o início dos protestos, em 28 de dezembro.

A CNN não conseguiu verificar de forma independente os números de mortos e presos divulgados pela HRANA, nem o total de locais onde os protestos ocorreram.

“A análise das causas das mortes mostra que a maioria das vítimas foi morta por munição real ou por disparos de armas de chumbinho, predominantemente a curta distância”, afirmou a HRANA no comunicado.

Uma testemunha contou anteriormente à CNN que as autoridades iranianas atingiram um de seus parentes com balas de chumbinho durante um protesto na sexta-feira.

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário

Rolar para cima