Confirmado há quatro dias como pré-candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL) já supera o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), em cenários da disputa presidencial de 1º turno contra a reeleição do presidente Lula (PT). O desempenho consolida o senador como preferência para substituir seu pai ex-presidente como nova alternativa presidencial da oposição para 2026, segundo os números do instituto Paraná Pesquisas, divulgados nesta segunda-feira (29).
Nos cenários estimulados para 1º turno, o filho do ex-presidente Bolsonaro consolidou-se, numericamente, como o nome de oposição viável mais competitivo contra Lula. Flávio obteve 27,8% das intenções de voto, diante dos 37,6% do presidente petista, no Cenário 2 da pesquisa para o 1º turno. Tarcísio pontuou 26,2%, contra 37,8% de Lula, no Cenário 3.
Em um questionamento mais direto, o eleitor já definiu que Flávio Bolsonaro é o melhor nome para substituir seu pai, que não poderá disputar as eleições de 2026. Para 20,6% dos eleitores, o senador teria mais chances de ganhar o seu voto para Presidente do Brasil. Outros 13,7% escolhem Tarcísio, 10,3% a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, e 9,8% o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). O curioso é que 27,3% responderam que nenhuma das alternativas teriam mais chances que Bolsonaro.
O potencial do senador fluminense só não é maior que o de seu pai, inelegível, Jair Bolsonaro, que pontuou 31,3%, mesmo preso e debilitado, contra 36,9% de Lula, no Cenário 1. E ainda é bem melhor que o da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), que recebeu 24,4% da preferência de voto, contra 37,2% de Lula, na simulação de 1º turno do Cenário 4 da pesquisa.
Com as bênçãos do pai, que atestou seu apoio ao filho senador em carta divulgada na quinta-feira (25), Flávio Bolsonaro avançou mais de 8 pontos percentuais, desde os 19,2% e 19,7% recebidos em outubro e novembro, respectivamente.
A escalada de intenções de votos do senador reflete a perspectiva de Jair Bolsonaro de que a pré-candidatura de Flávio já deu certo, exposta ao filho ainda no início deste mês de dezembro, já preso na sede da Polícia Federal, em Brasília.
Entretanto, o governador paulista e ex-ministro de Infraestrutura de Jair Bolsonaro manteve a tendência de crescimento. Mesmo sem o apoio de seu aliado e ex-chefe do governo brasileiro, Tarcísio saltou de 22,3% em outubro, para 26,2% deste mês de dezembro. E o governador ainda é a melhor alternativa a Jair Bolsonaro para 2º turno contra Lula.
A má notícia para a oposição é que Lula segue vencendo todos os cenários, nas simulações dos dois turnos das eleições de 2026.
A Paraná Pesquisas ouviu 2038 eleitores em 163 municípios de 26 Estados e no Distrito Federal. Uma amostra representativa do Brasil que atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais.









