A Justiça do Rio Grande do Norte condenou Rafael Felipe Silva dos Santos, o Neguinho Tobi, a 59 anos e 6 meses de prisão, em regime fechado, pelos crimes cometidos em Currais Novos, no Seridó potiguar. Ele foi considerado culpado pela morte de três pessoas e pela tentativa de homicídio contra uma quarta vítima, além de integrar organização criminosa armada. A decisão prevê cumprimento imediato da pena.
Os assassinatos ocorreram no dia 7 de janeiro de 2023, no bairro Sílvio Bezerra, logo após o término de uma partida de futebol realizada em um campo da região. As vítimas foram Arthur Batista de Oliveira, Tiago Basílio da Silva e Emanoel Yorranis de Souza Silva. Um quarto homem também foi atingido pelos disparos, conseguiu fugir e recebeu atendimento médico.
Penas aplicadas
Conforme informou o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), responsável pela denúncia, o réu recebeu:
- 15 anos de prisão por cada homicídio consumado;
- 10 anos pela tentativa de homicídio;
- 4 anos e 6 meses por participação em organização criminosa armada.
Motivação do crime
As investigações da Polícia Civil, que resultaram na prisão dos envolvidos em fevereiro de 2023, apontaram que o ataque foi motivado por disputa entre facções criminosas rivais, ligadas ao controle do tráfico de drogas no Seridó.
Durante o julgamento no Tribunal do Júri, o Conselho de Sentença reconheceu que os crimes foram cometidos por motivo torpe e com o uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas, já que os disparos ocorreram de forma repentina e direcionados à cabeça.
Ao fixar a pena, o Juízo destacou a elevada culpabilidade do réu, ressaltando que a ação criminosa foi executada com extrema audácia, em local público, durante o dia, expondo a risco diversas pessoas que estavam no campo de futebol.
Dinâmica do ataque
Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 15h. Dois homens armados com pistolas chegaram ao local em uma motocicleta e aguardaram o encerramento da partida.
Assim que o jogo terminou e os jogadores começaram a trocar de roupa à beira do campo, os atiradores se aproximaram e abriram fogo contra o grupo, fugindo em seguida.
Ao todo, quatro pessoas foram baleadas. Duas morreram ainda no local. As outras duas foram levadas ao hospital, mas uma delas não resistiu aos ferimentos, elevando para três o número de vítimas fatais.
Com informações do G1 RN




