Embaixada brasileira é alvejada em tentativa de golpe de Estado

FOTO: REPRODUÇÃO

A Embaixada do Brasil em Benin, África, foi atingida nesse domingo (7) por disparos de arma de fogo após confronto político que passa no país. As Forças Armadas anunciaram que interceptaram uma tentativa de golpe de Estado.

O confronto foi interceptado por militares aliados do presidente Patrice Talon contra rebeldes que queriam praticar o ato inconstitucional. O ministro do Interior, Alassane Seidou, relatou que o feito rebelde partiu de um pequeno grupo de militares.

“Nas primeiras horas de domingo, 7 de dezembro de 2025, um pequeno grupo de soldados iniciou um motim com o objetivo de desestabilizar o Estado e suas instituições”, disse Seidou. “Diante da situação, as Forças Armadas do Benim e sua liderança, fiéis ao juramento, permaneceram comprometidas com a República”.

O Diário do Poder teve acesso, com exclusividade, aos momentos de tensão em decorrência do tiroteio próximo às dependências da embaixada. No material obtido, é possivel ver que tiros atingiram a entrada da embaixada.

Um pequeno grupo de militares foi à rede de televisão nacional anunciar que um comitê liderado pelo coronel Pascal Tigri assumiu o poder, dissolvendo instituições, suspendendo a Constituição e fechando fronteiras aéreas, marítimas e terrestres.

No anúncio, os rebeldes destacaram que se comprometeriam a “dar esperança de uma nova era ao povo beninense”.

Ao menos 14 pessoas foram presas por relação com a tentaiva de golpe, disse um porta-voz do governo á Reuters.

Os tiros também foram ouvidos próximos à residência de Patrice Talon. Ainda não há informações sobre o estado do presidente. Talon estava no poder desde 2016 e anunciou que vai deixar o cargo em abril, após a eleição presidencial.

A União Africana disse que condena “fortemente” a tentativa de golpe.

Deu no Diário do Poder

Deixe um comentário

Rolar para cima