Caça da Força Aérea faz lançamento do míssil perto da costa do RN

De forma inédita, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o primeiro lançamento do míssil Meteor, tendo como plataforma o caça F-39E Gripen, nesta quinta-feira (27), operando a partir da Base Aérea de Natal (BANT).

O disparo foi realizado contra o alvo aéreo Mirach 100/5, que simulou perfis de voo de caças, manobrando em alta velocidade e altitude, permitindo mensurar o nível de precisão alcançado pelo míssil.

“Os perfis adotados para o emprego do armamento Meteor foram selecionados por uma equipe de pilotos e técnicos extremamente treinados e especializados, para que fosse extraído o máximo desse Exercício Técnico, além de permitir uma consolidação da doutrina desenvolvida para o emprego de armamento de longo alcance pela FAB e, principalmente, pelo F-39E Gripen”, ressaltou o Major Aviador Gregor Gaspar, do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Jaguar.

A integração de armamentos de última geração no F-39E Gripen amplia e consolida o poder dissuasório do Brasil. Na prática, significa que o país fortalece sua capacidade de defesa aérea em padrões mundiais e reforça sua capacidade de manter a soberania do espaço aéreo brasileiro, missão institucional da Força Aérea Brasileira.

Com informações da FAB

Deixe um comentário

Rolar para cima