O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou ordem executiva nesta quinta-feira (20) que determina a redução das tarifas de 40% impostas sobre a importação de determinados produtos agrícolas brasileiros. A medida cita que o vigor estaria valendo desde a última quinta-feira (13).
Veja abaixo a lista dos principais produtos que fazem parte da lista:
- Café;
- Carne;
- Açaí;
- Frutas;
- Nozes;
- Chá;
- Vegetais;
- Petróleo;
- Carvão;
- Peças de aviação;
- Produtos de cacau.
Na semana passada, os EUA já haviam reduzido as tarifas de importação de cerca de 200 produtos alimentícios. A taxa dos itens brasileiros havia caído de 50% para 40%. Agora, com essa nova medida, produtos como café e carne ficam com suas alíquotas da sobretaxa zeradas.
Um dos primeiros setores a se manifestar foi o de exportadores de café. À CNN, o diretor-geral do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), Marcos Matos, chamou a suspensão das taxas de “presente de Natal antecipado” e disse que o setor tem o desafio imediato de reconquistar espaços perdidos no mercado americano.
O governo brasileiro também comemorou a medida. O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, afirmou que a decisão é excelente para o Brasil, que é um importante provedor de alguns produtos agropecuários, e agora passa novamente a ter acesso competitivo ao relevante mercado dos EUA.
“Decisão muito importante para cadeias produtivas como café, carne bovina, frutas, água de coco, algumas madeiras, castanhas”, disse Rua.
Fonte: CNN Brasil




