Vendas do comércio potiguar têm a maior alta do Brasil em agosto, aponta IBGE

Foto: Agência Brasil

Em agosto, o índice de volume de vendas do comércio varejista do Rio Grande do Norte cresceu 2,6% em relação ao mês de julho, maior percentual registrado no país. Esse também foi o melhor resultado para o indicador potiguar em 2025. Em comparação com agosto do ano passado, o crescimento foi de 7,3%.
As informações são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (15) pelo IBGE.

O crescimento das vendas foi acompanhado pelo aumento da receita nominal, que chegou a 2,9% no período, maior índice nacional. Em relação a agosto passado, o crescimento da receita foi de 12,7%.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas cresceu 2,2% e a receita nominal aumentou 2,3% em agosto em relação ao mês anterior.

No segmento, as lideranças em crescimento de volume de vendas ficaram com Goiás (4,8%) e Maranhão (2,3%). No ranking nacional, o RN compartilhou o terceiro lugar com Roraima (2,2%). Os indicadores consideram ajuste sazonal.

No Brasil, as vendas do comércio variaram 0,2% em agosto, na comparação com julho, interrompendo sequência de quatro resultados negativos. Em relação a agosto de 2024, o resultado positivo (0,4%) é o quinto consecutivo. No ano, o varejo acumulou crescimento de 1,6%. O acumulado em 12 meses foi de 2,2%, a menor taxa de crescimento desde janeiro de 2024, apesar de ser o 35º resultado positivo do varejo nesta comparação: o último mês a registrar um resultado negativo foi setembro de 2022 (-0,7%).

Acumulado no ano e em 12 meses

No acumulado no ano, o volume de vendas do comércio varejista do Rio Grande do Norte cresceu 3,1% em agosto em relação ao mesmo período do ano anterior, e a receita nominal cresceu 8,7% no mesmo período. Já a variação acumulada em 12 meses foi de 3,5% para vendas e 9,0% para receita.

O comércio varejista ampliado também registrou altas. A variação acumulada no ano foi de 1,9% para volume de vendas e 8,0% para receita nominal em agosto, em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 12 meses, o volume de vendas do segmento cresceu 3,5%, acompanhado por um crescimento de 9,1% em receita nominal.

Deixe um comentário

Rolar para cima