Representantes dos governos brasileiro e norte-americano se reúnem nesta quinta-feira (16) para tratar do tarifaço – em vigor desde 6 de agosto – e das sanções a autoridades brasileiras (leia mais abaixo).
O encontro será nesta tarde entre o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O ministro brasileiro chegou na segunda (13) a Washington.
Antes da confirmação de Lula, a possibilidade do encontro entre os representantes brasileiros e americanos nesta quinta foi antecipada pelo blog do Valdo Cruz, da GloboNews.
Trump sinalizou — durante um encontro com o presidente da Argentina, Javier Milei — um dos pontos que deseja negociar com o Brasil: a possibilidade de substituição do dólar por uma moeda comum entre os países que integram o Brics — grupo que reúne algumas das principais economias emergentes do mundo.
O tema já foi abordado por Lula diversas vezes em discursos sobre política internacional.
O Brics é um grupo formado por 11 países membros e outros parceiros que funciona como foro de articulação político-diplomática do Sul Global e de cooperação em várias áreas. Entre os objetivos está fortalecer a cooperação econômica, política e social entre seus membros.
Fonte: g1