Após sete meses consecutivos de retração, a indústria do Rio Grande do Norte voltou a crescer. De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional), divulgada nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial potiguar teve variação positiva de 3,3% em agosto de 2025 em comparação com o mesmo mês do ano anterior — o primeiro resultado positivo do ano.
O desempenho foi impulsionado, principalmente, pela desaceleração das perdas na fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, que caíram 6,4% em agosto, após uma sequência de quedas expressivas — como os recuos de 34,4% em julho e 38,7% em fevereiro, o pior resultado do ano.
Outro fator determinante para o avanço foi o crescimento expressivo da confecção de artigos do vestuário e acessórios, que registrou alta de 54,3% em relação a agosto de 2024, o melhor desempenho do setor em 2025. As indústrias extrativistas também tiveram resultado positivo, com aumento de 32,6%. Esses dois segmentos ajudaram a conter o impacto da leve retração de 1% observada na fabricação de produtos alimentícios.
No acumulado do ano, o setor industrial potiguar apresenta cenário misto. Enquanto as indústrias extrativas cresceram 16,7%, o setor de confecção teve alta de 19% e a fabricação de alimentos avançou 5%, a produção de coque, derivados do petróleo e biocombustíveis recuou 26,2%.
Já na variação acumulada em 12 meses, o desempenho segue positivo para as indústrias extrativas (12,3%), de alimentos (7,2%) e de vestuário (3,2%). O único setor a registrar queda foi novamente o de coque e derivados de petróleo, com retração de 20%.
A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) é realizada pelo IBGE desde a década de 1970 e acompanha o comportamento da produção nas indústrias extrativas e de transformação em 17 estados e na Região Nordeste como um todo.
Os resultados completos podem ser consultados no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra), disponível em sidra.ibge.gov.br/home/pimpfrg/rio-grande-do-norte. A próxima divulgação da PIM Regional, referente a outubro, está prevista para 9 de dezembro.
Deu no Portal da 98