O vereador Léo Souza (Republicanos) afirmou, em entrevista à 98 FM Natal nesta quinta-feira (2), que a minuta do novo edital do transporte público da capital traz mudanças significativas para os usuários. Entre os pontos, ele destacou a previsão de redução no tempo de espera pelos coletivos, prevista em 10 minutos.
“Hoje, quem depende de ônibus em Natal pode esperar de uma a duas horas caso perca um veículo da linha. A minuta prevê resolver esse problema, com ônibus circulando de 10 em 10 minutos. Isso é uma vitória para Natal, porque logo no início do ano esse tema nem estava em pauta”, disse.
Segundo o parlamentar, o debate público vinha sendo direcionado apenas para a climatização da frota, mas a definição de intervalos menores entre as viagens é uma prioridade que “lança luz” sobre a realidade enfrentada diariamente pela população.
Outro ponto citado por Léo Souza foi a expectativa em relação à idade média e à idade máxima dos veículos que deverão circular pela cidade. O vereador lembrou que Natal possui atualmente a quarta frota mais antiga do país, o que impacta diretamente na qualidade do serviço.
“Hoje temos ônibus com baratas, com goteiras, é horrível, quem usa sabe. A definição da idade média vai determinar a qualidade da frota e também influenciar no valor do subsídio e da passagem. O que esperamos é um equilíbrio: que tenhamos ônibus mais novos, com mais qualidade, e que a tarifa seja a menor possível”, ressaltou.
Portal 98 FM