Foto: Ricardo Stuckert / PR
A falha registrada no acionamento dos motores da aeronave que levaria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de Belém (PA) à Ilha do Marajó (PA) é reflexo dos sucessivos cortes no orçamento das Forças Armadas, segundo fontes da alta cúpula militar ouvidas pela reportagem da CNN Brasil.
O presidente Lula passou por um susto nesta sexta-feira (3), em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira), antes da decolagem em Belém. Houve um problema técnico durante o acionamento dos motores aeronave, modelo Amazonas C105 (de fabricação da Airbus). Não se trata de uma aeronave presidencial.
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O avião é usado com frequência para transporte de tropas e cargas, além do deslocamento do presidente quando é necessário pousar em pistas curtas. Militares afirmam que o episódio não é um caso pontual ou exclusivo do governo Lula, mas resultado de uma década de penúria orçamentária.
Segundo eles, os sucessivos cortes dificultam não apenas a modernização dos equipamentos, mas também, em alguns casos, chegam a comprometer a manutenção dos produtos de defesa.
Verba para manutenção e modernização da frota reduziu 41% em 10 anos
No caso da FAB, por exemplo, a verba destinada a despesas discricionárias – direcionada para manutenção e modernização da frota – sofreu uma redução de 41% nos últimos 10 anos, em valores reais (já corrigidos pela inflação).
Frota de aeronaves da FAB diminuiu de 526 para 319
Dados da Força Aérea mostram ainda que a frota de aeronaves brasileiras caiu de 526 em 2014 para 319 em 2025.
Horas de voo reduzidas em 50%
A penúria orçamentária também impactou as horas de voo da Aeronáutica, consideradas essenciais para a formação prática dos pilotos. Nos últimos 10 anos, o número de horas de voo da FAB foi reduzido em cerca de 50%.
“Como não tivemos um investimento compatível com as necessidades das atividades, seja da aquisição de suprimento ou manutenção, tivemos que ir reduzindo o número de aeronaves que temos condições de operar”, relatou o tenente-brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo, em audiência pública no Senado no início de setembro.
Evasão de pilotos para o setor privado
Com a carga de voo abaixo do considerado adequado, as Forças Armadas têm enfrentado a evasão de pilotos, que deixam o serviço público para buscar melhores condições de trabalho no setor privado.
A redução no orçamento também afeta a infraestrutura da FAB, incluindo pistas e hangares.
“PEC da Previsibilidade”
Com o intuito de reduzir a precarização, os militares e o ministro da Defesa, José Múcio, têm defendido a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da previsibilidade de defesa.
A chamada “PEC da Previsibilidade” estabelece a aplicação de 2% do PIB (Produto Interno Bruto) na área de defesa.
A proposta, no entanto, está parada no Senado desde 2023. Designado em abril, o relator na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) é o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso.
A PEC em análise no Senado segue os parâmetros recomendados pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que orienta os países-membros a destinar esse percentual mínimo à área.
Deu na CNN Brasil