A Festa de Nossa Senhora Aparecida, organizada pela Paróquia do bairro de Neópolis, foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Natal. A medida foi sancionada pelo prefeito Paulinho Freire (União Brasil) e publicada no Diário Oficial do Município (DOM) nesta quinta-feira 2.
De acordo com a Lei nº 7.960, o título abrange todas as expressões que compõem a festividade realizada anualmente em outubro, como missas, novenas, procissão, celebrações eucarísticas, além de eventos esportivos e culturais.
Com o reconhecimento, a Prefeitura deverá realizar os registros formais nos órgãos competentes, assegurando a preservação e valorização da tradição religiosa e cultural.
A Festa de Nossa Senhora Aparecida é uma das mais tradicionais manifestações católicas da capital potiguar e atrai fiéis e visitantes para o bairro de Neópolis durante todo o mês de outubro.
Festa de Nossa Senhora Aparecida começa dia 3
A Paróquia de Nossa Senhora Aparecida realiza, de 3 a 12 de outubro, a 37ª edição da festa da padroeira da comunidade do bairro Neópolis, na zona sul de Natal. Com o tema “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”, a programação se renova com atividades religiosas e sociais.
As ações do primeiro dia iniciam às 10h, com hasteamento das bandeiras, seguida da celebração da santa missa solene, às 10h30. Às 15h, acontece mais uma edição do Samba dos Amigos de Cidinha, no largo da Igreja Matriz. Já no dia 4, serão realizados casamento comunitário, às 10h, e bênção dos animais, às 16h.
De 4 a 11 de outubro, também acontecem recitação de terço, às 18h30, e novena, às 19h, presididas por padres convidados:
4/10 – Pe. Francisco de Assis Lima;
5/10 – Pe. Marcondes Eduardo;
6/10 – Pe. Josivaldo Félix;
7/10 – Pe. Manuel Nunes Rodrigues;
8/10 – Pe. Emerson Fonseca;
9/10 – Pe. Rodrigo Paiva;
10/10 – Mons. Ramos;
11/10 – Pe. Flávio Herculano.
Este ano, a programação social está mais intensa com realização de ações como a Feijoada Delivery, no dia 5, às 11h30, quermesse com atrações culturais, artísticas e praça de alimentação no período de 4 a 11, logo após as celebrações da noite, além de encenação do Auto de Nossa Senhora Aparecida nos dias 6 e 9. Todas essas atividades acontecem no largo da matriz.
No dia da Padroeira do Brasil (12/10), a programação contará com alvorada festiva, às 6h, Missa Solene, presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, às 8h30, e Missa Solene, presidida pelo pároco, Padre Cláudio Régio, concelebrada pelo vigário paroquial, Padre Lucas Neto, às 16h, seguida de procissão pelas ruas do bairro Neópolis, entrega do estandarte aos novos padrinhos da festa de 2026 e encerramento.
Deu no Agora RN