Na manhã desta quarta-feira (1), a CBF divulgou em evento realizado na sede da confederação as mudanças impostas pela entidade no calendário de competições que irão entrar em vigência a partir de 2026.
CONFIRA AS PRINCIPAIS MUDANÇAS:
NOVO INÍCIO DO BRASILEIRÃO
O presidente da CBF anuncia que o Campeonato Brasileiro de 2026 será iniciado no dia 28 de janeiro e o fim no dia 2/12. O formato segue o mesmo: 20 times se enfrentando em turno e returno. Quatro são rebaixados, seis têm vaga na Libertadores (quatro diretas para a fase de grupos e duas para a segunda fase) e outras seis para a Copa Sul-Americana.
REDUÇÃO DOS ESTADUAIS
Os torneios locais passam a ter um limite de no máximo 11 datas. O formato será definido individualmente por cada uma das federações, assim como a distribuição das vagas para a Copa do Brasil. Eles têm datas-base de início em 11/01 e término 08/03.
REVOLUÇÃO NA COPA DO BRASIL
A Copa do Brasil será completamente remodelada. Ao todo serão 126 times na disputa. A competição terá cinco fases inicias, com todos os 20 times da Série A entrando na quinta fase, a última antes das oitavas.
São 102 vagas distribuídas nos campeonatos estaduais. A fase 1 terá os 28 menores ranqueados. Na segunda entram os 74 melhores ranqueados que se juntam aos 14 classificados. Se somam outras quatro para os campeões das Séries C, D, Copa Verde e Copa do Nordeste na terceira fase.
A quinta fase, oitavas, quartas e semifinal serão em jogos de ida e volta. A final será em partida única que encerra o calendário do futebol brasileiro, em 2026 será no dia 6 de dezembro.
SÉRIE C
A terceira divisão começará no dia 5 de abril e terminará no dia 25 de outubro. Apenas dois clubes serão rebaixados para a Série D no primeiro ano. A competição será ampliada, passando para 24 clubes em 2027, e 28 clubes em 2028. O formato será modificado a partir de 2028, com dois grupos de 14 e rebaixamento de seis equipes para a Série D.
SÉRIE D
A última divisão nacional começará no dia 5 de abril e será encerrada no dia 13 de setembro. O torneio sairá de 64 para 96 clubes, com um aumento de 100 partidas no total. Os clubes terão no mínimo 10 jogos e no máximo 22.
COPA DO NORDESTE
Terá início no dia 25 de março e término no dia 7 de junho. Os times classificados para competições Conmebol não disputam o torneio. O torneio sairá de 16 para 20 clubes.
COPA VERDE
O torneio será dividido em “Conferências”, com a Copa Norte e a Copa Centro-Oeste. Terá início no dia 25 de março e término no dia 7 de junho. Aumento de 30 para 70 partidas. O Espírito Santo, apesar de estar geograficamente no Sudeste, disputa o torneio.