Praia de Areia Preta é o único trecho impróprio para banho no RN, aponta boletim

Foto: José Aldenir/ Agora RN

O Boletim de Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte, divulgado neste sábado (27), informa que apenas um dos 33 trechos analisados apresenta condições impróprias para banho nesta semana: a praia de Areia Preta, em Natal, na área da Escadaria de Mãe Luíza.

Confira o boletim aqui

O levantamento compreendeu a coleta e classificação de 33 amostras de água em pontos distribuídos pela faixa costeira dos municípios de Extremoz, Natal, Parnamirim e Nísia Floresta.

Os dados integram o Programa Água Azul, que realiza monitoramento semanal da qualidade da água em locais compreendidos entre Nísia Floresta e Extremoz, na região metropolitana de Natal. A iniciativa é desenvolvida em parceria pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern).

A avaliação da qualidade da água tem como base a quantificação de coliformes termotolerantes detectados nas amostras coletadas, seguindo parâmetros estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

A classificação como imprópria para banho ocorre em três situações: quando são registrados mais de mil coliformes fecais em duas ou mais coletas dentro de uma série de cinco semanas consecutivas; quando a última coleta apresenta mais de 2.500 coliformes fecais por 100 ml de água; ou na presença visível de contaminantes e odor fétido, independentemente de análise laboratorial.

Deu no Portal da 98

Deixe um comentário

Rolar para cima