Em alusão ao Dia Mundial da Raiva, comemorado neste domingo, a Prefeitura de Natal realizou neste sábado (27) o Dia D da Campanha Antirrábica. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), vinculada ao Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).
A abertura oficial ocorreu na UBS Candelária, com a vacinação sendo realizada durante todo o dia em mais de 90 pontos da cidade. Foram imunizados 5.031 animais, sendo 3.339 cães e 1.692 gatos.
A secretária-adjunta de Atenção Integral à Saúde, Sandra Raissa, participou da abertura e destacou a importância da manutenção da vacinação dos animais domésticos. Afirmou que campanhas como essa contribuem para a redução de casos de raiva, caracterizando a vacinação como um gesto de proteção para as famílias, vizinhos e os próprios animais.
O chefe da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Luciano Pereira da Silva, informou que o município já atingiu a meta do Ministério da Saúde de vacinar 80% da população estimada de 112 mil animais, tendo alcançado cobertura de 86%. Convidou os tutores que ainda não vacinaram seus animais a procurar os pontos fixos de vacinação.
A campanha, iniciada em agosto, continua até 30 de setembro. Durante a semana, as equipes realizam vacinação casa a casa de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, percorrendo diversos bairros. A população também pode levar cães e gatos aos postos fixos em cada distrito sanitário, que funcionam de segunda a quinta-feira das 8h às 15h, e nas sextas-feiras das 8h às 12h, com exceção da Unidade de Vigilância de Zoonoses que atende diariamente das 8h às 16h.
Locais fixos de vacinação:
UBS Pajuçara – Rua Maracaí, s/n, Pajuçara.
USF Panatis – Rua Milton Servita Brito, 994, Potengi.
UBS São João – Av. Romualdo Galvão, 891, Tirol.
Policlínica Oeste – Av. Pernambuco, 251 (por trás da UPA da Esperança).
UBS Satélite – Rua das Carnaúbas, Pitimbu.
Unidade de Vigilância de Zoonoses – Av. das Fronteiras, 1526, Conjunto Santa Catarina, Potengi.
Podem receber a vacina antirrábica todos os cães e gatos a partir de três meses de idade, desde que ainda não tenham sido imunizados em 2025 e não estejam em uso de medicamentos nos últimos 30 dias. A aplicação é gratuita e continua sendo a forma mais segura e eficaz de proteger contra a raiva, doença infecciosa grave cuja letalidade se aproxima de 100%.
A transmissão da raiva ocorre, na maioria das vezes, pelo contato com a saliva de animais doentes, especialmente por meio de mordidas. No entanto, também pode acontecer por meio de arranhões ou quando a saliva contaminada entra em contato com feridas abertas ou mucosas.