O paciente que aguardava pela realização de um transplante de rim no Hospital Universitário Onofre Lopes foi operado na quinta-feira (25). De acordo com a própria instituição, ele está em condição estável, em leito de UTI, conforme protocolo usual de acompanhamento.
Antes de receber o órgão, ele passou por exames de compatibilidade. O procedimento ocorreu sem intercorrências.
Já o paciente que havia recebido o transplante errado permaneceu sob cuidados no HUOL e recebeu alta nesta sexta-feira (26). Segundo o HUOL, ele foi recadastrado como prioridade na fila de transplantes, o que garante o seu acompanhamento assistencial.
Em nota, o HUOL afirmou que “se solidariza com a família afetada e reafirma seu compromisso com a transparência, a qualidade da assistência e a segurança dos pacientes — valores que norteiam sua trajetória de referência em transplantes de rim e de córnea desde 1998, com mais de 850 procedimentos realizados”.
Relembre
Segundo informações do próprio hospital, os dois pacientes foram afetados por um erro, que ocorreu porque ambos tinham nomes parecidos.
O receptor errado foi convocado para a cirurgia e acabou recebendo o órgão, que não era compatível com o seu tipo sanguíneo. Após o procedimento, ele apresentou reação adversa, precisou ser transferido para a UTI e o rim foi retirado. O órgão, no entanto, não pôde mais ser aproveitado pelo destinatário correto.
Deu no Portal da 98