Delícias do RN: cultura, gastronomia e turismo de Pureza movimentam ALRN

Foto: João Gilberto

A Assembleia Legislativa do RN recebeu nesta quinta-feira (25) mais uma edição do projeto Delícias do RN, promovido pela Associação dos Servidores do Poder Legislativo do Rio Grande do Norte (Aspol). O município de Pureza, distante 65 km de Natal, foi o destaque da programação, levando para o salão de eventos da Casa um recorte de sua diversidade cultural, turística e gastronômica.

O secretário de Turismo de Pureza, Toni Edson, conhecido como Toninho, destacou que a participação no projeto é uma oportunidade de apresentar a pluralidade do município. “Trouxemos nossos atrativos naturais, culturais e gastronômicos. É música, dança, comida, artesanato. Espaços que representam nossa cidade como a Casa de Taipa, o balneário, o Rio Catolé. Pureza é reconhecida não só no estado, mas também nacional e internacionalmente e hoje mostramos um pouco dessa riqueza”, disse.

Segundo ele, além das belezas naturais, Pureza oferece experiências que unem história e cultura. “Temos a Cachaçaria Extrema, a primeira orgânica do Rio Grande do Norte, e a Casa de Taipa, onde funciona o museu da cidade. É uma imersão cultural e gastronômica que valoriza a nossa identidade”, ressaltou.

Para Francisco José, diretor social da Aspol, o evento reafirma o objetivo do projeto. “A presença de Pureza aqui tem vários significados. As águas cristalinas da cidade são só um detalhe. Os servidores e visitantes transformaram este espaço numa verdadeira praça, com feirinha, artesanato e a energia típica do interior”, afirmou.

Além da culinária e do artesanato, a programação levou para dentro da Assembleia expressões culturais como música, dança e manifestações tradicionais que fazem parte da identidade do município. A iniciativa da Aspol acontece sempre na última quinta-feira do mês, reunindo servidores, aposentados e visitantes em um ambiente de integração e valorização do patrimônio potiguar.

Pureza também apresentou no evento projetos como o Viva a Praça, que promove atividades culturais, artísticas e de saúde no município, além de destacar sua produção de doces artesanais, festivais de quadrilhas juninas, o Centro Cultural Maria Letice e manifestações folclóricas como fandango e congo.

Deixe um comentário

Rolar para cima