Natal conquistou o Prêmio Cidade Caminhável 2025, concedido pelo Instituto Caminhabilidade em parceria com a conferência internacional Walk 21 e com apoio da Fundação Urban95. O reconhecimento foi atribuído ao projeto de reurbanização da Avenida do Contorno, vencedor na categoria mais concorrida: Cidades Médias. A cerimônia de premiação acontece nesta quarta-feira (24), em São Paulo, durante o Smart City Mobility 2025.
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), o projeto transformou a via, antes voltada prioritariamente ao fluxo de veículos, em um espaço inclusivo, com calçadão acessível, ciclovia e pista de cooper. O novo ambiente promove a convivência, a contemplação do Rio Potengi e a prática de atividades físicas.
O reconhecimento valoriza iniciativas públicas que tornam os centros urbanos mais acolhedores para pedestres e fortalecem políticas de mobilidade ativa e sustentável em todo o país.
“A conquista desse prêmio aponta que a concepção de nossos projetos está alinhada com o que há de mais moderno e eficaz, que é a priorização de áreas públicas com uso democrático, integrando diferentes modais e promovendo qualidade de vida ao cidadão. Estamos construindo, verdadeiramente, uma cidade para as pessoas”, destacou a vice-prefeita de Natal, Joanna Guerra, que atuava como secretária de Planejamento à época da elaboração e execução do projeto.
Segundo o engenheiro Newton Filho, secretário adjunto de Trânsito e responsável técnico pela iniciativa, a intervenção representou uma mudança de paradigma. “Transformamos uma via que priorizava os carros em um espaço equilibrado e seguro para pessoas, ciclistas e corredores. Mais que uma obra de mobilidade, entregamos à cidade um espaço de convivência e contemplação do nosso Rio Potengi.”
A arquiteta e urbanista Zilsa Santiago, integrante do júri, ressaltou a ousadia da proposta: “O mérito do projeto está na coragem de retirar faixas de veículos em uma avenida estrutural e requalificar o espaço com foco nas pessoas.”
Com a premiação, Natal passa a integrar o mapa nacional de boas práticas em caminhabilidade e terá sua experiência divulgada em um mini webdocumentário e em um episódio do podcast Cidades Caminháveis. A cidade também participará de um painel na Conferência do Parque da Mobilidade Urbana (PMU), em São Paulo, evento de referência sobre mobilidade sustentável e inclusiva.
A inscrição da capital potiguar foi viabilizada por sugestão do secretário municipal de Governo, Sérgio Eduardo da Costa Freire, com apoio da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP).
Na edição de 2025, também foram premiadas:
Anicuns (GO) – Categoria Pequenas Cidades, com o projeto Escola em Movimento: urbanismo tático para um entorno escolar seguro e acolhedor;
Campo Grande (MS) – Categoria Grandes Cidades, com o projeto Viva Campo Grande II – Requalificação do Microcentro.
Fundado em 2012 e liderado por mulheres, o Instituto Caminhabilidade é uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção de cidades mais humanas e seguras para pedestres. Atua em territórios vulnerabilizados por meio de ações colaborativas entre sociedade civil, poder público e parceiros institucionais.