Nesse domingo (21), o presidente Luiz Inácio Lula (PT) foi vaiado e xingado por um grupo de brasileiros ao chegar onde ficará hospedado, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Os manifestantes foram afastados pelo Serviço Secreto americano a cerca de 35 metros do local. Eles gritavam frases como: “Lula, ladrão, o seu lugar é na prisão”; “Aqui, não é Lula, aqui é Trump”; “Lula, cachaceiro, devolve o meu dinheiro”; “Vem falar de democracia, e está acabando com o Brasil”.
Também foram disparados xingamentos à primeira-dama, Janja da Silva.
Havia ainda um grupo menor – de apenas três apoiadores do presidente Lula – com cartazes escritos “sem anistia”. Eles também foram recomendados a se posicionarem do lado oposto dos manifestantes contrários pelo Serviço Secreto dos EUA.
Lula está hospedado na residência do representante permanente do Brasil na ONU, o embaixador Sérgio Danese. O petista está no país para a Assembleia Geral da ONU, onde irá discursar nesta terça-feira (23).
Esta é a primeira viagem de Lula aos Estados Unidos no auge da crise com o governo Donald Trump. Ele não tem previsão de se reunir com Trump para discutir o tarifaço e divergências políticas.
Deu no Pleno News