Programa Prefeitura e Você estreia com mais de 3 mil atendimentos gratuitos na Zona Norte

Foto: Demis Roussos/Secom


O vigilante Pedro Cícero abriu o sorriso ao receber a credencial para estacionamento de idoso. A dona de casa Idaiana Rozil da Silva levou os dois filhos para exames de oftalmologia e vacinação. O vendedor Renato Ferreira conseguiu emitir a segunda via do RG após quatro anos. Esses foram alguns dos mais de três mil atendimentos gratuitos realizados na manhã deste sábado (20), durante a primeira edição do programa Prefeitura e Você (PV), no bairro Lagoa Azul, Zona Norte de Natal.

A Escola Municipal João Paulo II foi palco do trabalho conjunto dos órgãos municipais, que ofereceram mais de 130 serviços gratuitos à população em quatro horas de atendimento. O prefeito Paulinho Freire ressaltou a importância de ouvir as demandas dos moradores da região.
“Esse programa permite à Prefeitura estar perto das comunidades para sentir seus problemas e também para que a população conheça os serviços municipais. Essa primeira edição foi um sucesso e levaremos o programa a outras regiões da cidade”, afirmou.

A vice-prefeita e coordenadora do PV, Joanna Guerra, elogiou a organização e o envolvimento mútuo entre secretarias municipais, terceiro setor e sociedade civil.

“É uma ação voltada exclusivamente à população, desta vez da Zona Norte. E provocamos não só órgãos da Prefeitura, mas também a iniciativa privada. É importante ver tanta gente usufruindo dos serviços. É sinal de que o esforço de organização, divulgação e execução está no caminho certo”, disse.

Serviços mais procurados

Entre os atendimentos de maior procura estiveram a emissão gratuita de RG, a atualização do Cadastro Único e os serviços médicos. Uma das surpresas foi o alto número de solicitações no estande da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Semidh), com a expedição da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA). Segundo a titular da pasta, Luciana Oliveira, o documento começou a ser emitido de forma digital em abril.

“Nos surpreendeu a quantidade de pessoas que buscaram a versão física da carteira, que estamos emitindo agora”, afirmou.

A CipTEA garante prioridade no acesso a serviços públicos e privados, além de outros direitos, como a isenção de impostos na compra de veículos. A dona de casa Luciana Gomes ouviu de outras mães atípicas sobre a importância do documento e decidiu procurar a Semidh durante o evento.

“Soube da dificuldade de conseguir esse documento e vim da Pompeia até aqui para emitir a carteira. Sei que vai ajudar muito na qualidade de vida do meu filho e também na minha”, comemorou.

Comunidades atendidas e próximos passos

A primeira edição do Prefeitura e Você atendeu principalmente moradores das comunidades de Nova Natal, Câmara Cascudo, Nova Jerusalém, Jeová, Bom Jesus, Nordelândia, Boa Esperança, Cidade Praia, José Sarney e Jardim Progresso.

A ação contou ainda com a parceria da Caern, Câmara Municipal, Casa Durval Paiva, CDL Natal, Uninassau, Corpo de Bombeiros, Banco do Nordeste, Exército, Farmácia Ultra Popular, Junta Militar, Fiern, Grupo Reviver, INSS, Marinha, Natal Óticas, Cosern, OAB, Sebrae, Senac, Sesc, Unimed e UnP.

De acordo com a coordenação do evento, as edições do programa serão mensais. A próxima já está agendada para o fim de outubro, na Zona Oeste de Natal.

Atendimentos por secretarias

Durante a ação, a população contou com atendimentos de diversas secretarias municipais, como Saúde (vacinação, consultas e exames), Semtas (Cadastro Único e benefícios socioassistenciais), Semidh (CipTEA e Procon), Semsur (campanhas educativas e distribuição de mudas), STTU (credenciais de estacionamento), SME (cursos e inclusão digital), Secult (oficinas culturais), Semdes (Guarda Municipal), PGM (orientações jurídicas) e SEL (atividades esportivas).

 

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