Natal lança serviço de patinetes elétricos compartilhados

Natal passa a contar a partir deste fim de semana, em fase experimental, com o serviço de patinetes elétricos compartilhados. Após um período de teste de 120 dias, a Prefeitura do Natal deve regulamentar e permitir o credenciamento para quem quiser operar a atividade como mais uma alternativa de micromobilidade urbana. O lançamento oficial do serviço acontece neste domingo (21), na Av. Praia de Ponta Negra, às 15 horas, em Ponta Negra. As secretarias municipais de Mobilidade Urbana (STTU) e de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovação (SEPAE) farão a avaliação do serviço.

A iniciativa, programada dentro da Semana Nacional de Trânsito (Dia Mundial Sem Carro), faz parte das ações de incentivo à mobilidade sustentável em Natal, alinhada ao Plano Cicloviário da cidade, que já dispõe de mais de 113 km de malha cicloviária. A medida fortalece o compromisso do Município com o desenvolvimento urbano moderno e ambientalmente responsável, em sintonia com as metas da Conexão ODS, da qual Natal é sede.

Serão disponibilizados 600 patinetes elétricos, operados pela empresa parceira Jet, que já atua em diversas capitais do país. Os equipamentos contam com rastreamento por GPS, limite de velocidade de 20 km/h, freios, campainha e faróis de LED, atendendo aos requisitos de segurança.

De acordo com a STTU, o uso dos patinetes deve respeitar regras de trânsito e convivência no espaço público. O usuário deve ser maior de idade, não pode transportar cargas, passageiros ou animais e deve estacionar os equipamentos nos pontos indicados pelo aplicativo. Também é proibido o uso sob efeito de álcool.

Para reforçar a orientação, equipes treinadas estarão nos principais pontos da cidade, auxiliando os usuários quanto ao uso correto dos equipamentos. Além disso, todas as viagens incluem seguro gratuito contra acidentes.

Com a novidade, Natal passa a integrar o grupo de cidades que estimulam soluções inovadoras em mobilidade urbana, contribuindo para a redução da emissão de carbono, melhoria da qualidade de vida e incentivo a meios de transporte mais sustentáveis.

Deixe um comentário

Rolar para cima