Os reservatórios hídricos do Rio Grande do Norte estão com 44% da capacidade total de armazenamento. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (17) pelo Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), que monitora os principais mananciais. Juntos, eles acumulam 2,37 bilhões de metros cúbicos de água, frente a uma capacidade máxima de 5,29 bilhões de m³.
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do estado, acumula atualmente 1,27 bilhão de m³, o equivalente a 53,63% do seu volume total. O açude de Oiticica, em fase de enchimento com as águas da transposição do Rio São Francisco, foi o único a registrar aumento em relação ao último levantamento, realizado em 29 de agosto, e hoje soma 107,4 milhões de m³ (14,46% da capacidade).
No Seridó, a barragem Santa Cruz do Apodi, terceira maior do estado, armazena 370,3 milhões de m³, o que representa 61,76% do volume total. Já a barragem Umari, em Upanema, está com 188 milhões de m³, ou 64,22% da capacidade.
Entre as lagoas, Pium (Nísia Floresta) e Jiqui (Parnamirim) permanecem cheias. A Lagoa do Bonfim, também em Nísia Floresta, acumula 53,3 milhões de m³ (63,32% da capacidade).
Apesar dos números, doze mananciais seguem com menos de 10% da capacidade: Itans, Sabugi, Passagem das Traíras, Esguicho, Carnaúba, Japi II, Gangorra, Jesus Maria José, Tourão, Brejo, Mundo Novo e Lulu Pinto.
Deu no Portal da 98