Foto: Lula Marques
A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (17), o requerimento de urgência para a tramitação do projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. O placar da votação foi de 311 votos favoráveis, 163 contrários e 7 abstenções. Da bancada do Rio Grande do Norte, seis dos oito deputados votaram a favor da matéria.
Os deputados Benes Leocádio (União Brasil), Carla Dickson (União Brasil), General Girão (PL), Sargento Gonçalves (PL), João Maia (PP) e Robinson Faria (PP) foram favoráveis ao requerimento. Apenas Natália Bonavides e Fernando Mineiro, ambos do PT, votaram contra.
Votação Câmara aprova ‘PEC da Blindagem’; veja como votou a bancada do RN
Natália Bonavides (PT-RN) – votou Não
Fernando Mineiro (PT-RN) – votou Não
General Girão (PL-RN) – votou Sim
Sgt. Gonçalves (PL-RN) – votou Sim
Robinson Faria (PP-RN) – votou Sim
Benes Leocádio (União-RN) – votou Sim
Carla Dickson (União-RN) – votou Sim
João Maia (PP-RN) – votou Sim
Com a aprovação da urgência, o projeto pode ser votado diretamente no plenário a qualquer momento, dispensando a passagem por comissões. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou que um relator será nomeado para elaborar um texto substitutivo que tenha o apoio da maioria da casa.
A pauta da anistia ganhou força após o julgamento e a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe. A oposição, liderada pelo Partido Liberal (PL), defende uma anistia ampla para todos os condenados e argumenta que os julgamentos no Supremo Tribunal Federal (STF) são uma “perseguição política”.
Por outro lado, os partidos da base governista sustentam que a anistia para crimes contra a democracia é inconstitucional. Para eles, a medida representaria a impunidade para aqueles que tentaram impedir a posse do presidente eleito.
Deu no Novo Notícias