Histórico de internações de Bolsonaro inclui socorro médico durante agenda no RN; relembre

Foto: Divulgação/PL

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi levado às pressas para um hospital de Brasília na tarde desta terça-feira (16), sob escolta da Polícia Penal. A informação foi confirmada por seu filho e senador, Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Ex-presidente passou mal, apresentando crise de soluço, vômito e pressão baixa. “Peço a oração de todos para que não seja nada grave”, publicou Flávio no X.

Desde o atentado a faca durante a campanha eleitoral de 2018, Bolsonaro acumula internações e cirurgias, muitas delas relacionadas às complicações do ataque sofrido em Juiz de Fora (MG). Em uma das ocasiões, em abril deste ano, o ex-presidente foi socorrido às pressas durante o cumprimento de agenda política relacionada ao projeto Rota 22, do PL, no Agreste do Rio Grande do Norte.

Veja a linha do tempo após atentado de 2018:

2018

A primeira cirurgia foi no próprio dia do ataque, em 6 de setembro de 2018. Bolsonaro recebeu atendimento em Juiz de Fora (MG) para reparar lesões nos intestinos delgado e grosso.

Dias depois, em 12 de setembro do mesmo ano, o ex-presidente precisou de uma cirurgia para desobstruir o intestino. Essa foi realizada em São Paulo.

2019

Em 28 de janeiro, Bolsonaro pode retirar a bolsa de colostomia que precisou usar enquanto se recuperava da primeira intervenção médica por conta da facada.

Quase um ano depois do ataque, o político do PL enfrentou mais um atendimento médico, dessa vez para tratar uma hérnia que surgiu na cicatriz da facada.

Além disso, ele necessitou de intervenção para tratar cálculo renal.

2021

Em julho, o ex-chefe do Executivo necessitou ir ao hospital por uma obstrução intestinal. Uma cirurgia foi cogitada, mas acabou não sendo necessária.

2022

O quadro de obstrução intestinal se repetiu e, novamente, não foi preciso de intervenção cirúrgica.

2023

Durante o mês de setembro, o político do PL foi submetido a mais duas operações. A primeira era para corrigir outra hérnia e a segunda tratou o desvio de septo dele.

2024

Já no ano passado, o ex-presidente teve um quadro de erisipela e precisou ser internado para receber cuidados médicos. A erisipela é um processo de infecção da pele causado por bactérias.

2025

  • Abril: Quadro de aderências e desconforto abdominal levaram à nona cirurgia de Bolsonaro por conta da facada;
  • Agosto: Após deixar a prisão domiciliar pela primeira vez, Bolsonaro realizou exames médicos em um hospital particular de Brasília;
  • Setembro: Ex-presidente fez um procedimento médico para remover lesões de pele.

Bolsonaro está em prisão domiciliar desde 4 de agosto, em medida decretada no âmbito de inquérito que mira a atuação de outro filho do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), nos Estados Unidos.

Com informações da CNN Brasil

Deixe um comentário

Rolar para cima