A atriz Tânia Maria, de 78 anos, natural do povoado de Cobra, na zona rural de Parelhas, município localizado na região do Seridó potiguar, a 244 km de Natal, foi destaque internacional ao entrar na lista da revista Variety como uma das possíveis indicadas ao Oscar 2026 na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.
A artista recebeu reconhecimento pela interpretação da personagem Dona Sebastiana no filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kléber Mendonça Filho. O longa-metragem é um dos candidatos do Brasil para concorrer à estatueta de Melhor Filme Internacional na principal premiação do cinema mundial.
Na publicação, Tânia Maria aparece ao lado de nomes como Emma Stone, Kate Hudson e Michelle Yeoh, demonstrando a projeção internacional do longa brasileiro.

Em postagem no Instagram, Kléber Mendonça Filho comemorou a conquista e exaltou a trajetória da atriz potiguar: “Eu sempre tive certeza de que Hollywood fica onde você quiser. Dona Tânia, a minha querida Sebastiana, na lista com outras grandes estrelas para Atriz Coadjuvante em O AGENTE SECRETO”.
Tânia Maria já havia trabalhado com Kléber Mendonça no aclamado “Bacurau” (2019), filme que também utilizou locações em Parelhas e outras cidades do Seridó potiguar.
Outros potiguares
Além de Tânia Maria, outros potiguares integram o elenco do longa, como Alice Carvalho e Kaiony Venâncio. Kaiony Venâncio tem 16 anos de carreira e já atuou em “Cangaço Novo”, “Maria e o Cangaço”, na série de animação “As aventuras de Nina e Xilo”, e nos filmes “Leite em Pó”, de Carlos Segundo, “Diga adeus que vai embora”, de Valério Fonseca, “Nova Amsterdam”, de Edson Soares, e em “A Era do Metano”, de Marcia Lohss.
Alice Carvalho, atriz que vem colecionando indicações e prêmios ao longo da carreira, é um dos nomes da série “Cangaço Novo”, esteve no remake da novela “Renascer” e também participou do longa “Ângela”, filme inspirado na vida de Ângela Diniz, assassinada em 1976. Recentemente, a atriz estrelou a produção “Guerreiros do Sol”, do Globoplay.
O Filme
Ambientado na Recife de 1977, “O Agente Secreto” trata da história de um professor universitário que foge de São Paulo depois de um desentendimento com um empresário. De volta a Recife, onde o filho mora com a avó, ele adota uma identidade falsa por questão de segurança. O filme não faz referência direta à ditadura militar, mas ela está presente através da violência e corrupção do período retratado e nas constantes fotos de Ernesto Geisel que aparecem em alguns espaços.
Deu no Portal da 98