Nordestão chega a Mossoró com aquisição de lojas da Rede Cidade

O Grupo Nordestão oficializou, nesta quinta-feira (5), a chegada a Mossoró, com a aquisição da Rede Cidade, tradicional marca do varejo local. A operação, que inclui cinco lojas na capital do Oeste potiguar e também uma unidade em Parnamirim, será iniciada no dia 14 de julho e acontece dentro da maior movimentação de expansão da história da empresa. Com 52 anos de atuação, o grupo aposta na interiorização e no fortalecimento da marca em todo o Rio Grande do Norte, para dobrar de tamanho em três anos e se consolidar entre as maiores redes supermercadistas do País. O Grupo anunciou que investirá R$ 30 milhões nas novas seis unidades nos próximos 18 meses.

A negociação foi iniciada há cerca de um ano, quando os primeiros contatos foram estabelecidos entre os sócios das duas redes. “Nós fomos conversando com os sócios daqui do Cidade e fomos estreitando esse relacionamento. As lojas do Cidade são muito complementares às nossas lojas, inclusive na sua localização física mesmo”, afirma Fábia Miranda, sócia-proprietária e diretora de Recursos Humanos do Nordestão. Segundo ela, a operação “deu match” desde o início, em virtude da afinidade de valores entre as famílias empresárias e da visão estratégica semelhante.

Com a operação, o Nordestão assume seis lojas: cinco em Mossoró e uma em Parnamirim. Todas as unidades passarão por um processo de modernização. “A ideia é que as bandeiras de atacarejo migrem para SuperFácil e as lojas de varejo migrem para a bandeira Nordestão”, explicou Leonardo Corrêa, presidente do grupo.

A princípio, as lojas continuarão se chamando Cidade, mas a transição de bandeiras ocorrerá gradualmente, conforme as melhorias forem sendo implementadas.

Serão três lojas do formato varejo e três de atacarejo. Um dos pontos destacados por Leonardo é a oportunidade de aprendizado com o modelo de loja de vizinhança, já existente na operação mossoroense. “Dentro dessas lojas de Mossoró, uma das lojas é um formato que a gente quer aprender junto com eles, que é a loja de vizinhança. Eles têm uma loja dentro de um condomínio, que isso é algo que nós também não trabalhamos. Será uma novidade que também será incorporada”, revela.

O plano de aquisição de uma rede não estava nos planos iniciais do grupo, como conta Fábia. “Pelo que nós escutamos de mercado, quando você passa a operar uma outra rede, ela traz diversos desafios, inclusive o desafio, por exemplo, do não aculturamento”, pontua. A operação, no entanto, foi amadurecida com cautela. “Desde o início da conversa, há aproximadamente um ano, as coisas foram acontecendo, a proximidade dos valores das nossas famílias e o cuidado no processo foram determinantes para o sucesso do acordo”, destaca.

A estruturação do processo de transição incluiu a criação de um mini escritório de integração, há dois meses, para planejar cada etapa da incorporação. “A gente vem fazendo tudo de forma muito estruturada, muito bem pensada, para que essa transição, que é tão importante para a gente, seja um sucesso”, afirma Leonardo. O presidente também revela que a movimentação representa um salto importante para a meta de crescimento do grupo. “A gente se comprometeu com os acionistas de dobrar de tamanho em três anos. Com esse passo do Cidade, esse passo isoladamente, representa mais ou menos um terço do tamanho do Nordestão”.

Manutenção dos empregos

Com a incorporação, o grupo passará a contar com aproximadamente 5.700 funcionários. “Hoje o nosso quadro, quando a gente analisa Nordestão, SuperFácil, o nosso CD e a nossa distribuidora, totaliza 4.300 colaboradores aproximadamente. Quando faz essa mesma análise do Cidade, isso fica aproximadamente 1.400”, detalha Fábia. Além disso, o compromisso com a manutenção de todos os empregos foi uma prioridade. “Foi o nosso maior cuidado, foi o que nós primeiros comunicamos, fizemos reunião com a liderança aqui da cidade, funcionários, tomando como premissa que seria preciso acolhê-los bem, para dizer que agora eles fazem parte da família Nordestão”, diz.

Nos bastidores da negociação, o grupo identificou na Rede Cidade um parceiro com história sólida e enraizamento local, o que favoreceu a construção do entendimento. “São famílias de valores muito semelhantes, com crenças muito fortes do respeito, do cuidado, do crescer com o planejamento”, descreveu Fábia. Essa afinidade ajudou a formar a base de confiança que sustentou o processo de incorporação. “A gente acredita que, ao longo desses 52 anos, nós nos organizamos muito bem para dar esse passo junto com o pessoal do Cidade”, completa a diretora de RH.

Grupo vai inaugurar duas novas lojas neste ano

A estratégia de expansão do grupo, dentro do Plano 2025-2027, inclui duas novas lojas já para o segundo semestre deste ano — o Nordestão Rota do Sol, na zona Sul, e o SuperFácil Moema Tinoco, na zona Norte — além da modernização completa da loja do Tirol, na Avenida Prudente de Morais. A expectativa é de que as duas novas unidades vão gerar cerca de 1 mil empregos, entre diretos e indiretos. A previsão é que as obras da unidade Rota do Sol sejam concluídas entre o final de setembro e início de outubro. A loja da ZN deve ser inaugurada entre julho e agosto.
Deu na Tribuna do Norte

Deixe um comentário

Rolar para cima