Samir Xaud foi eleito presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), assumindo o cargo com mandato até 2029. A eleição ocorreu na sede da entidade, no Rio de Janeiro, e contou com a participação de 26 federações estaduais e 20 clubes das Séries A e B. Xaud obteve 103 dos 141 votos possíveis .
Médico de 41 anos, natural de Boa Vista (RR), Xaud é o presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol. Sua candidatura única foi viabilizada com o apoio de 25 das 27 federações estaduais, o que impediu a formação de chapas concorrentes. Entre os clubes que apoiaram sua eleição estão Palmeiras, Botafogo, Grêmio e Vasco .
A eleição ocorreu em meio a uma crise institucional na CBF, marcada pelo afastamento do ex-presidente Ednaldo Rodrigues, determinado pela Justiça do Rio de Janeiro devido a suspeitas de irregularidades em sua gestão. Rodrigues retirou sua candidatura e não apoiou nenhum dos postulantes ao cargo.
Em seu discurso de posse, Xaud destacou a importância da estabilidade institucional para o desenvolvimento do futebol brasileiro e prometeu uma gestão voltada para a transparência, inclusão e modernização. Ele também enfatizou o compromisso com a profissionalização do futebol feminino e do arbitragem, além de garantir apoio e autonomia às seleções nacionais .
Deu no Diário do Poder.