INSS recebe quase meio milhão de pedidos de ressarcimento nesta quarta; 98% negam vínculo com associações

Foto: Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebeu 480.660 pedidos de ressarcimento de aposentados e pensionistas que tiveram descontos considerados indevidos em seus benefícios, nesta quarta-feira (14).

Ao todo, 473.940 pessoas informaram não reconhecer o vínculo com a organização associativa — o que corresponde a 98,6% dos requerentes.

Segundo o presidente do órgão, Gilberto Waller, 41 entidades foram contestadas, ou seja, não reconhecidas pelos cidadãos que tiveram valores descontados.

O INSS encaminhou um ofício para que elas informem a comprovação desse vínculo em um prazo de 15 dias. Caso o desconto não seja justificado, as instituições associativas terão de efetuar um pagamento para ressarcir esses valores retirados irregularmente.

“Esse pagamento não vai para a conta do segurado, vai para o INSS. O INSS vai pagar o segurado por meio do benefício. Não informe nada a ninguém, não abra link algum e não dê informação”, frisou Waller.

O INSS notificou na terça-feira (13) os 9 milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios nos últimos cinco anos e que, portanto, podem ter sido prejudicados pela fraude dos descontos irregulares.

Nesta quarta (14), os aposentados e pensionistas que não reconheceram esses descontos puderam contestá-los, oficialmente, pelo aplicativo.

O governo quer identificar os brasileiros que foram vítimas da fraude dos descontos irregulares do INSS, para dar início ao processo de ressarcimento.

A notificação foi feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. Não haverá contato por telefone ou mensagem SMS.

A investigação sobre a fraude apontou que associações que oferecem serviços a aposentados estavam cadastrando pessoas sem autorização, com assinaturas falsas, para descontar mensalidades dos benefícios pagos pelo INSS. A Polícia Federal estima que o esquema possa ter desviado R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

Como contestar os descontos?
Acesse o aplicativo Meu INSS e faça login com a sua conta gov.br. Se ainda não tiver o app instalado no celular, veja aqui como baixar.
Clique na opção “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. O aplicativo vai mostrar quais associações realizaram os descontos em seus benefícios e os valores descontados, entre março de 2020 e de 2025.
A partir disso, marque se autorizou o desconto ou não, para cada uma das entidades listadas.
Informe um celular e e-mail para contato.
Em seguida, declare se os dados são verdadeiros.
Clique no botão “enviar declarações” para finalizar. Será exibida uma mensagem de que o pedido foi realizado com sucesso e que as entidades associativas têm até 15 dias úteis para responder a contestação.
Inicialmente, não será necessário incluir documentos ou comprovantes para afirmar que não autorizou a cobrança.

Também será possível fazer todo o procedimento pelo canal telefônico 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Segundo o INSS, para um atendimento mais rápido, os melhores horários para ligar são após as 16h e aos sábados.

Deu no G1

Deixe um comentário

Rolar para cima