Uma luz intensa, parecendo uma “bola de fogo”, cruzou o céu de diversas cidades do Brasil no fim da tarde desta quarta-feira (14) e chamou a atenção de moradores de cidades de Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal, entre outros
Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, a bola de fogo nada mais era do um foguete da Space X, empresa do bilionário Elon Musk, que se despedaçou ao entrar na atmosfera.
Antes da confirmação de que era um foguete, a hipótese mais provável era de que o fenômeno tivesse sido causado por um lixo espacial.
O astrônomo e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), Adriano Leonês, chegou a apontar duas possibilidades principais para explicar o fenômeno:
- Um meteoro – objeto que entra na atmosfera da Terra em alta velocidade e se incendeia com o atrito, deixando um rastro de fogo e fumaça.
- A reentrada de lixo espacial na atmosfera.
O pesquisador explicou que a reentrada de lixo espacial a atmosfera pode ocorrer com pedaços de satélites desativados ou partes de foguetes lançados por agências espaciais como a NASA (EUA), Roscosmos (Rússia), CNSA (China) e outras.
Fonte: g1