Canal de acesso ao Porto de Natal passa por dragagem emergencial para remoção de banco de areia

Foto: Codern / Reprodução

O canal de acesso ao Porto de Natal começou a passar por uma dragagem emergencial na última terça-feira (29). O objetivo é remover o banco de areia que provocou o encalhe de um navio no dia 10 de novembro de 2023. A intervenção é fundamental para garantir a segurança das operações portuárias.

Os trabalhos serão executados pela draga Ortelius, da empresa holandesa Jan de Nul, ao custo de R$ 6,4 milhões, com recursos federais. A previsão é retirar aproximadamente 70 mil metros cúbicos de sedimentos do canal, ao longo de 30 dias.

O serviço que será iniciados esta semana consiste na remoção de sedimentos do leito do rio Potengi, aumentando a profundidade e consequentemente a capacidade para receber navios maiores. A obra será realizada com o objetivo de garantir o acesso seguro de embarcações que transportam frutas para o exterior. As exportações começam em agosto.

A dragagem emergencial foi anunciada em coletiva à imprensa pelos diretores da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) Paulo Henrique Macedo (presidente), Paulo Sidney (diretor técnico e comercial) e Ana Valda Galvão (diretora administrativa e financeira).

Em nota, a Codern informou que mantém um diálogo permanente e alinhado com a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, e com a Praticagem, garantindo que todas as ações sejam realizadas com máxima segurança e em conformidade com as normas de navegação.

Além da intervenção emergencial, a Codern informou que a dragagem de manutenção de todo o canal de acesso está programada para o segundo semestre de 2025, com a licitação prevista para o final de junho.

Deu no Portal da 98

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades